Segunda-feira, 28 Novembro - 00:592004
CANADÁ: OutGames oferece bolsas para conferência GLBT internacional
De 26 a 29 de Julho de 2006 será realizada em Montréal, Canadá, a Conferência Internacional O Direito de Ser Diferente, promovida pela organização do OutGames. Para participar do evento, foram destinadas 10 bolsas para organizações não-governamentais brasileiras, mas até o momento não há nenhuma delas inscritas, segundo informou Joseph Cruz, representante do OutGames na América do Sul, para o Mix Brasil. As bolsas incluem inscrição, passagens e hospedagem. As ONGs só precisam enviar, até o próximo dia 30/11, uma proposta de painel. "A única coisa necessária é enviar o tema com dois parágrafos explicativos. Caso haja mais de dez propostas inscritas do Brasil, a organização do OutGames vai selecionar as que considera mais adequadas. São válidos quaisquer temas ligados à comunidade GLBT", explicou Cruz. As inscrições devem ser enviadas em inglês, mas Cruz afirma que a participação na conferência poderá ser em português, uma vez que será disponibilizado serviço de tradução.
Segunda-feira, 28 Novembro - 00:572004
ESPANHA: Estudo analisa hábitos sexuais e revela 3,3% de homossexuais
Segundo o El País, um estudo do Instituto Nacional de Estatísta Espanhol, conclui que 3,3% dos inquiridos já teve alguma vez na vida uma relação homossexual, sendo que os homens indicam 3,9% e as mulhes 2,7%. O estudo foi feito na população espanhola que já teve pelo menos uma relação sexual na vida e com idades entre os 18 e 49 anos. Em relação aos homens que tiveram relações exclusivamente com homens o estudo indica a percentagem de 1,1% (mas não refere o resultado para as mulheres, embora tenham sido incluídas no estudo).
Domingo, 28 Novembro - 00:592003
NIGÉRIA: Nigéria quer condenar homem à morte por fazer sexo gay
Um tribunal islâmico na cidade de Keffi, no centro da Nigéria, está à procura de um homem de meia-idade por fazer sexo gay. Se preso e condenado, ele poderá ser morto por apedrejamento. Michael Ifediora Nwokoma foi acusado de ser homossexual e de fazer sexo com outro homem. Os média na Nigéria já identificaram o parceiro de Nwokoma como sendo Mallam Abdullahi Ibrahim, comerciante local. Ibrahim está preso, mas Nwokoma conseguiu escapar da polícia. A imprensa local noticiou que Ibrahim quase foi linchado pela polícia ao ser interrogado. Ele está sendo acusado de praticar um acto "profano" de "homossexualismo". Se condenado, Ibrahim também poderá ser condenado à morte por apedrejamento. Ibrahim permanece preso até que a polícia encontre Nwokomah para processá-los.
Sexta-feira, 28 Novembro - 00:582002
CANADÁ: Deputado conservador propõe prisão para homossexuais e é punido severamente
Uma das lideranças da Aliança Canadiana, o deputado Larry Spencer pela província de Saskatchewan, foi expulso do partido de direita (de oposição ao governo federal) após defender não apenas o fim dos direitos civis de homossexuais, mas a prisão de gays. Em entrevista ao Vancouver Sun na edição desta quinta-feira, 27/11, Spencer acusou os activistas gays de liderarem uma ?campanha orquestrada para converter à homossexualidade jovens nas escolas e deliberadamente se infiltrarem nas comunidades religiosas, indústria do entretenimento e sistema judiciário?. A ?conspiração? segundo o político que já foi pastor baptista, teria começado nos anos 60. Spencer defendeu ainda a criminalização da homossexualidade e o envio de gays para prisão. ?Não sou a favor de espiões em cada quarto, mas acho que deveria haver uma forma da sociedade levantar-se e dizer que isso não é correcto?. Segundo ele, caso não haja essa repressão, o próximo passo será a legalização da poligamia e da pedofilia. A resposta do líder do partido Stephen Harper foi rápida. Ontem mesmo Harper demitiu Spencer do conselho sobre família da Aliança Canadiana e solicitou sua renúncia a qualquer cargo no partido. ?As opiniões de Spencer sobre a homossexualidade são absolutamente inaceitáveis e não refletem a posição do partido sobre gays? afirmou Harper.