Miss Diva | Um Filme da Minha Vida: Antes que Anoiteça (Before the Night Falls) de Julian Schnabel . [6/15/2001]
Reinaldo Arenas é um jovem cubano que tem talento para a escrita. Oriundo de famílias pobres ele consegue, através de um concurso literário, publicar um dos seus livros. Quando Fidel sobe ao poder, a sua escrita é vista como sendo contra-revolucionária e o facto de ser homosexual também não ajuda, sendo basicamente por esse motivo que ele vai parar à prisão. Mais tarde, após algumas tentativas de fuga mal sucedidas, ele é posto em liberdade e acaba por conseguir fugir para Nova Iorque.
Confesso que nunca li nenhum livro de Reinaldo Arenas e (não se esqueçam que as Divas não são conhecidas pela sua inteligência) antes deste filme nunca tinha ouvido falar dele. Assim não posso fazer comparações entre este filme e a vida real de Arenas, limitando-me apenas a comentar o filme.
Julian Schnabel evita aqui os lugares comuns das biografias cinematográficas, deixando de lado a continuidade da história e preferindo mostrar-nos episódios da vida de Arenas, alguns com ar documental. Apesar de estarmos perante uma história trágica, Schnabel consegue imprimir cor e humor à mesma, com resultados por vezes brilhantes como a sequência do balão, que faz lembrar o cinema de Fellini.
Ao contrário de outras biografias, o filme nunca se torna aborrecido ou mesmo pesado, conseguindo um bom equilíbrio entre sequências fortes e incomodativas, com outras mais ligeiras e mesmo divertidas. O tema da homossexualidade é mostrado sem tabus e sempre com humor, não havendo lugar para os habituais estereotipos cinematográficos.
Mas sem Javier Bardem não haveria filme. Ele é notável como Arenas, dando-nos uma interpretação inesquecível e que deveria ter sido premiada com um óscar (ele bate Russel Crowe aos pontos). O filme vive da sua presença e não consigo imaginar outro actor neste papel.
Há ainda a destacar Johnny Depp em duas pequenas e deliciosas aparições (cameos em inglês) e o borracho do Olivier Martinez como o amigo (nunca amante) de Arenas que o acompanha até Nova Iorque.
Não é um filme para ser visto por toda a família e destina-se a um público específico, mas é sem dúvida um dos melhores do ano.
Beijos
Miss Diva
Ficha Técnica:
Miss Diva Recomenda: Outras Críticas Recentes de Miss Diva: |
Miss Diva: A primeira Cyber-Drag-Queen-Transformista Portuguesa |