Frederick Burk passou assim de uma acusação grave de violência doméstica para um simples caso de agressão. Burk é acusado de ter dar uma estalada e empurrado a sua namorada com quem vive durante uma briga doméstica devido a um pacote de cigarros. O advogado de defesa consegui a mudança de acusação devido à nova constituição do estado de Ohio que proíbe qualquer lei de estado ou local que crie ou reconheça um estatuto legal para relacionamentos entre pessoas não casadas.
O juiz esclareceu que antes desta emenda a lei era aplicada usando a definição que uma família legal incluía casais vivendo juntos como marido e mulher. Com a emenda isto já não é possível.
Como resultado, Burk que já tinha uma condenação prévia por violência doméstica, passou de uma possível condenação a 18 meses de cadeia para uma acusação de agressão como um máximo de 6 meses de pena.
17 estados dos EUA tem textos constitucionais que definem casamento apenas entre um homem e uma mulher. O Ohio é visto como o que aplicou uma limitação mais dramática aos casamentos gays dos 11 que foram referendados em 2 de Novembro porque proíbe também uniões civis e qualquer reconhecimento legal a todos as pessoas não casadas e a casais do mesmo sexo.