Barnaby Joyce, de 50 anos, anunciou também que desistiu de sua posição como líder do Partido Nacional.
Tudo porque se descobriu que o político teve um caso com a sua antiga representante para a imprensa Vikki Campion que terá um filho dos dois em Abril. O político justificou a sua decisão de forma a ajudar a sua mulher, de quem se separou em Dezembro passado, e suas quatro filhas e terminar com uma situação "que não é justa para elas".
O político é um Católico forte oponente da igualdade de casamento quer durante o debate da introdução da lei em 2011, quer durante o recente referendo postal no país sobre o assunto. A opinião dos votantes foi contrária à sua e hoje em dia a igualdade no casamento para gays e lésbicas é uma realidade na Austrália. Barnaby Joyce defendeu que o casamento existia como "um processo inerente para o apoio ou a perspectiva de crianças"
Eu acho que toda criança tem direito, direito absoluto de conhecer sua mãe e pai e deve ter a oportunidade de conhecer a mãe e o pai biológicos. Barnaby Joyce
Também afirmou que o casamento poderia prejudicar o comércio de gado australiano, porque pessoas de outros países os veriam como "decadentes".