Em 2004 começaram a ser emitidos certificados de casamento para casais do mesmo sexo nos estados da Califórnia, Oregon, Novo México e Nova Iorque. Em maio de 2004 o estado do Massachusetts abriu o caminho para o casamento civil para casais do mesmo sexo, os primeiros sancionados a nível estadual.
Existem leis de união civil nos estados de Vermont, Connecticut e Califórnia com praticamente todos os direitos a nivel estadual do casamento civil, tal como herança, seguros, impostos e visita hospitalar. No entanto ainda há cerca de 1000 direitos a nivel federal que estão barrados a estes casais.
No dia 7 de Junho uma proposta para criar uma emenda que proibia o reconhecimento federal falhou no Senado por 49 contra 48 votos. Em 18 de Julho o Congresso também tentou uma medida semelhante que ficou a 46 votos de passar. Hoje em dia a situação seria provavelmente ainda mais clara com os novos senadores e representantes eleitos nas últimas eleições.
Nos dois últimos anos 19 estados dos EUA limitaram o casamento a pessoas do sexo oposto, além destes, 7 aprovaram medidas semelhantes após referendo popular.
A aprovação das uniões e casamentos entre pessoas do mesmo sexo tem vindo a crescer nos últimos anos. Em Maio de 2004 apenas 25% aprovavam o casamento e 26% uniões contra 40% que achavam que não devia haver nenhum reconhecimento. Em Junho de 2006 já eram 27% os a favor do casamento, 25% aprovavam as uniões e 39% eram contra. Passados poucos meses, em Novembro de 2006 temos 30% a favor do casamento, 30% a favor das uniões e apenas 32% contra o reconhecimento legal. Apenas entre 7% a 9% não expressaram opinião nestas sondagens.