Casada durante 18 meses com Jeffery Scott Phillips de 36 anos desde Novembro de 2007 antes de ter o seu casamento anulado pelas autoridades estatais, Jo T. Rittenberry de 46 anos tinha feito a CRS no Canadá. O Clarksville Leaf Chronicle noticiou que Rittenberry oficializou a mudança de sexo na sua certidão de nascimento no estado do Kentucky e a carta de condução do Tennessee.
Kelly Farmer, assesor de imprensa do Davidson County Clerk's Office, afirmou que as autoridades do Tennessee não reconhecerão o casamento porque Rittenberry não nasceu biologicamente mulher.
O estado do Tennessee não reconhece nem os casamentos entre pessoas do mesmo sexo nem as mudanças de género mesmo com a CRS feita.
"O casamento é real para mim", disse Rittenberry, acrescentando que "não sou gay nem Jeff o é".
A clinica canadiana onde Rittenberry afirma ter realizado a CRS confirmou que ela foi paciente lá, mas nega a CRS. Rittenberry refuta esta declaração.
Seja como for, este estado norte-americano oferece mais uma demonstração de democracia ao negar a parte da sua população direitos fundamentais como o de constituir família.