A manifestação, intitulada "Pela Família Cristã", chegou ao auge quando o papa Bento 16 apareceu em um ecrã gigante para transmitir ao vivo uma mensagem aos participantes, que responderam com gritos e aplausos entusiasmados.
"A família, fundada na união indissolúvel entre um homem e uma mulher, constitui o âmbito privilegiado no qual a vida humana é acolhida e protegida desde seu início até o fim natural", disse o papa em sua mensagem. O pontífice exortou os pais a honrarem "a obrigação fundamental de educar os filhos na fé e de experimentar o processo de amor de Deus em suas vidas através do casamento e da família, que são o testemunho no mundo do amor de Cristo pelos homens".
O Vaticano tem lançado intensas campanhas na Espanha contra legalização do matrimónio entre pessoas do mesmo sexo, criticando fortemente o governo socialista do presidente José Luis Rodríguez Zapatero pela aprovação de leis neste sentido. O presidente da Conferência Episcopal da Espanha, Ricardo Blázquez, afirmou que o "matrimónio e a família são o centro da humanidade".