Pesquisa:
Parceiro PortugalGay

Segunda-feira, 29 Novembro 2010 22:21

QUÉNIA
Raila Odinga, primeiro-ministro diz que Gays "deviam ser presos"



O primeiro-ministro queniano, Raila Odinga provocou a ira dos ativistas LGBT internacionais após incentivar a prisão para gays e lésbicas locais.


Segundo a BBC Odinga fez as declarações diante de um público maioritariamente conservador em Nairobi, no domingo, afirmando que "a Constituição é muito clara sobre esta questão e os homens e as mulheres que forem descobertos a exercer a homossexualidade não serão poupados".

Também comentou que "nós queremos um país limpo, ... nós não queremos nada com sodomia".

Os actos homossexuais são criminalizados no Quénia, em que a Constituição proíbe o "sexo contra a ordem da natureza", e é punível com até 14 anos de prisão.

David Kuria da Coaligação de Gays e Lésbicas do Quénia classifica os comentários de Odinga de "surpreendentes", sobretudo tendo em conta o facto de o primeiro-ministro está actualmente a beneficiar de uma onda de popularidade em todo o país. "Pensávamos que este país tinha evoluído", disse ele à BBC. "As pessoas vão sucumbir à extorsão, chantagem e violência". Outro ativista observou que muitos locais VIH+ expressaram preocupações sobre se estariam sujeitos a prisão na altura em que fosse levantar a sua medicação em clínicas do governo.

Um porta-voz do primeiro ministro negou as acusações de homofobia e disse que as declarações foram feitas apenas para esclarecer a posição do governo sobre os casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Pode também ter interesse em:

 
© 1996-2022 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2022 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Queer Lisboa | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal