A aplicação Grindr tem um longo historial de falhas de segurança que deixam os seus utilizadores vulneráveis a diversos tipos de ameaças cibernéticas.
A mais recente foi partilhada pela NBC News e revela que é possível aceder às localizações de qualquer dos utilizadores da aplicação sem sequer utilizar um identificador de utilizador e palavra-chave. Isto mesmo que os utilizadores tenham optado por não partilhar a sua localização nas opções da aplicação.
A situação é mais grave ainda pois o Grindr é popular em países onde um homem que tenha sexo com outro homem pode ser preso ou mesmo executado.
A situação agora reportada indica que quando os utilizadores ligam-se ao serviço do Grindr a posição fornecida pelo GPS do aparelho é enviada para o servidor da aplicação sem nenhuma encriptação. Isto torna muito simples às autoridades de um país que criminaliza a homossexualidade obter a localização exacta de todos os utilizadores da aplicação analisando o tráfego respectivo. O mesmo se aplica a qualquer utilização do Grindr através de serviços que disponibilizem acesso à Internet.