A polícia foi metódica na sua acção, detendo um a um cada um dos protestantes e transferindo-os para uma carrinha celular. Cada detenção era marcada com um coro de protestos por parte de manifestantes na área.
Tudo aconteceu por volta do meio-dia hora local, com dois avisos prévios da polícia. Ás 12:25 começaram as detenções de forma ordeira, terminando às 2:10 da tarde.
O presidente da câmara de São Francisco, Gavin Newson já veio a público defender a anulação da Proposition 8, medida que foi a referendo em Novembro passado obtendo 52% dos votos e retirando o direito de casamento civil a casais do mesmo sexo. Newson afirmou "por favor falem com um familiar vosso que seja gay ou lésbica, com um vizinho ou colega de trabalho e perguntem-lhes porque é que a igualdade aos olhos da lei é importante para todos os Californianos".
O Governador Arnold Schwarzenegger também emitiu um comunicado indicando que "um dia quer o povo quer os tribunais irão reconhecer o casamento gay", mas que como governador teria de acatar a decisão do tribunal.