A RTP divulgou oficialmente a data e local do festival do "Eurovision Song Contest" explicando que a europa "sempre foi plural e o seu legado representa o desejo de um futuro melhor, uns com os outros".
A emissora nacional continua o comunicado recordando a tradição de "país aberto ao mar" com um upgrade para o século XXI com o facto de os oceanos servirem de forma de ligação e onde "tudo flui" . Conclui que na história Portuguesa os oceanos permitiram o "estabelecimento de pontos" não só com o resto da Europa mas também com África, as Américas, a Ásia e a Oceania.
Há quinhentos anos Lisboa foi o local de onde estas rotas marítimas partiram e chegaram. E hoje, a cidade da diversidade, respeito e tolerância, com uma sociedade de todas as cores e credos, que partilha os valores da Eurovisão, convida todos a celebrar este desejo de nos aproximarmos e de caminharmos juntos. RTP
As semi-finais acontecem nos dias 8 e 10, e a grande final a 12 de Maio de 2018 e a União Europeia de Radiodifusão, responsável pelo concurso ao longo dos anos está muito satisfeita com o processo.
A cidade apresentou uma proposta exemplar, e estamos ansiosos para trabalhar juntos para que o primeiro Eurovision de Portugal seja mais emocionante ainda. Gostaríamos de felicitar a RTP pelas suas avaliações profissionais e detalhadas de todas as propostas Jon Ola Sand, EBU
Além de Lisboa - e do Meo Arena com 20000 lugares - eram também candidatas à organização as cidades de Gondomar com o Pavilhão Multiusos que tem capacidade para 8000 pessoas, Santa Maria da Feira com o Europarque com capacidade para cerca de 11000 pessoas e Braga com o novíssimo Parque de Exposições com espaço para cerca de 15000 pessoas. Curiosamente todas as alternativas eram servidas pelo Aeroporto do Porto, cidade que optou por não participar no processo.