O criador do programa, Bryan Fuller, que trabalhou na série dos anos 90, Star Trek: Voyager, falou sobre seu compromisso de garantir que o novo show seja LGBT+ inclusivo.
Na Comic-Con, foi anunciado que Wilson Cruz participará na série como o médico da nave Dr. Hugh Culber. E também foi confirmado que o personagem terá um romance com personagem gay, o tenente Stamets, que é interpretado pelo ator Anthony Rapp. O tenente é um especialista em fungos e o responsável pela ciência na nave.
Ambos os atores são abertamente homossexuais na vida real.
É a primeira vez que um personagem abertamente gay apareceu como um membro do elenco principal na série de televisão Star Trek, embora tenha a personagem Jadzia Dax tenha tido brevemente a sua sexualidade explorada em Star Trek: Deep Space Nine.
Emocionado por saber que o #StarTrekDiscovery terá um casal abertamente gay representado por [Rapp] e [Cruz]. Até onde chegamos George Takei
George Takei, que interpretava a personagem Sulu na série original, tem sido um acérrimo defensor de incluir personagens LGBT na série.
Curiosamente foi a mesma personagem, agora representada por John Cho nos filmes mais recentes, que é brevemente apresentado a abraçar o seu marido e filha no filme de 2016, Star Trek: Beyond. Em 2018 será a vez de ter um casal mais visível na televisão.
