A comediante, que é conhecida pelas suas piadas cáusticas incluindo referências à homossexualidade e raça, vai actuar hoje à noite em Topeka, no estado do Kansas, que é a cidade natal de uma igreja batista que tem dado muito que falar nos EUA.
A igreja em causa organiza regularmente protestos públicos contra gays, judeus, católicos, luteranos, e tudo o que lhe apetece incluindo em funerais de soldados americanos mortos no serviço. Tipicamente aparecem com mensagens como "Deus odeia os pan***ros" e mensagens do género. E culpam todos e todas que não estejam de acordo com esta mensagem de todos os males do mundo.
Como é lógico não vão perder a oportunidade de se manifestarem quando uma comediante "pecadora" está a atuar mesmo ao lado de casa deles.
Mas Lisa Lampanelli não é de levar desaforo para casa e resolveu a questão rapidamente: por cada membro da igreja que lhe apareça no concerto ela irá doar 1000 USD a uma ONG. E não é uma ONG qualquer, é "apenas" a organização mais antiga de luta contra o VIH/SIDA, e por sinal dirigida especificamente a homens homossexuais.
Lampanelli (que já foi nomeada para um Grammy) ganha por dois lados... cada homofóbico que apareça está a ajudar uma organização que ajuda especificamente homens homossexuais e, por outro lado, nunca se arrisca a ter de avançar com muito dinheiro... a igreja é conhecida também por ter um número reduzido de membros, e mesmo que apareçam todos a GMHC não devera receber mais de 100'000 USD.
Veja um exemplo já aqui, cortesia do YouTube:
Actualização 21 Mai 2011 - 12:55
Segundo o Twitter oficial da comediante apareceram 44 manifestantes e assim ela declarou que irá doar 44'000 USD (cerca de 31'000 EUR) à GMHC. Pelo meio ainda teve tempo para ir à rua e dizer-lhes: "we're here, we're queer, we take it in the rear!" com dois voluntários (homens) aos beijos e tudo.