Pesquisa:
Parceiro PortugalGay

Sábado, 20 Maio 2006 22:51

SANTA SÉ
Bento XVI lança novas críticas às uniões de facto e casamentos gays



Bento XVI proferiu esta manhã mais um discurso em defesa da família tradicional, criticando os que querem equiparar as uniões civis e homossexuais ao matrimónio.


?A Igreja proclama, sem reservas, o direito primordial à vida, desde a sua concepção até ao seu ocaso natural, o direito a nascer, formar e viver em família, sem que esta seja suplantada ou ofuscada por outras formas ou instituições diversas?, disse o Papa ao receber, no Vaticano, o novo embaixador da Espanha, Francisco Vázquez Vázquez.

Lembrando a sua próxima viagem a Valência, por ocasião do V Encontro Mundial das Famílias, Bento XVI adiantou que esta será ?uma oportunidade para celebrar a beleza e a fecundidade da família fundada no matrimónio, a sua altíssima vocação e o seu imprescindível valor social?.

O Papa referiu-se, por várias vezes, à forte ligação do povo espanhol com a fé católica e apelou à cooperação entre a Igreja e o Estado, no respeito pelos Acordos subscritos entre as duas partes, em 1979. Vários membros do governo de Zapatero admitiram já a hipótese de rever estes acordos.

Em especial, Bento XVI apelou ao respeito pelo ?direito dos pais a que os seus filhos recebam uma educação de acordo com os seus próprios valores e crenças, sem discriminação ou exclusão explícita ou encoberta?.

Numa altura em que a Espanha discute o lugar da Religião nas escolas, o Papa lembrou que os Acordos de 1979 estabelecem que o ensino da Religião católica deve ser feito ?em condições equiparáveis às outras disciplinas fundamentais? e apontou para a ?grande procura? dessa disciplina nas escolas públicas, sinal ?da sua importância para o crescimento e formação pessoal e cultural dos jovens?.

Pode também ter interesse em:

 
© 1996-2022 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SEIS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2022 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Queer Lisboa | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal