No movimento Jovens Pelo Sim, Araújo Pereira integra um grupo de celebridades que inclui os actores Joana Seixas, Joana Solnado, Inês Castel-Branco, Rodrigo Menezes, Filipe Duarte, Diana Chaves, José Pedro Vasconcelos e Sandra Celas, a apresentadora Rita Ferro Rodrigues, a atleta Susana Feitor, o escritor José Luís Peixoto e os músicos Zé Pedro (dos Xutos e Pontapés), Miguel Guedes (dos Blind Zero) e Pacman.
Araújo Pereira é também um dos fundadores de um novo blogue colectivo a favor do "sim" que reúne personalidades de diversas tendências políticas e ideológicas. "Sim no Referendo" ( www.sim-referendo.blogspot.com ) é um blogue ontem inaugurado que se assume como "um bom retrato da variedade de motivações para, no próximo dia 11 de Fevereiro, responder favoravelmente a esta pergunta: "Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?"
"Sim no Referendo" reúne, à partida, 14 pessoas, todas com experiência na blogosfera: Carlos Abreu Amorim, Daniel Oliveira, Fernanda Câncio, Helena Matos, Ivan Nunes, Joana Amaral Dias, Luís M. Jorge, maradona, Miguel Vale de Almeida, Pedro Adão e Silva, Ricardo Araújo Pereira, Rui Tavares, Vasco M. Barreto e Vasco Rato.
Promete acabar a 12 de Fevereiro, dia seguinte à consulta popular.
Miguel Vale de Almeida, que foi dirigente do Bloco de Esquerda, e Vasco Rato, ex-dirigente do PSD, tomam agora partido pela mesma causa. "O 'sim' é um voto pela liberdade de escolha de toda a gente - incluindo os defensores do 'não'. O voto no 'não' é, pelo contrário, um voto que pretende tomar decisões pelas outras pessoas, impondo uma visão específica (e não apenas defendendo a sua, já que essa continuará salvaguardada). O 'sim' acrescenta. O 'não' continua a subtrair", escreve Vale de Almeida.
Enquanto Vasco Rato se estreia com esta confissão: "Os meus amigos não percebem a natureza deste blogue porque também não percebem a natureza do debate sobre a interrupção voluntária da gravidez. Ironizam com a abrangência, o facto de se encontrarem aqui pessoas que, politicamente, vão desde o PSD ao Bloco de Esquerda. Julgam que se trata de um 'rodízio'. Enganam-se. É justamente esta abrangência política e ideológica que demonstra que a questão da IVG não se reduz a uma polémica entre esquerda e direita."
Há mais tempo está activo um outro blogue colectivo, mas neste caso defensor do "não" no referendo do aborto. O Blogue do Não ( www.bloguedonao.blogspot.com ), que já começou a funcionar em Outubro do ano passado.
Marta Rebelo (jurista que trabalha com o secretário de Estado socialista Eduardo Cabrita), Vasco Lobo Xavier, Jorge Ferreira (dirigente da Nova Democracia), André Azevedo Alves, Eduardo Nogueira Pinto, João Gonçalves, entre outros nomes.