De acordo com relatório lançado nessa quarta-feira, dia 17 de janeiro, pelo Statistics Canada, órgão oficial que trabalha com dados demográficos e sociais no país, essa queda no número de casamentos só não foi maior devido à aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo em Ontário e na Columbia Britânica, a partir de 2003.
A grande corrida de casais gays, que procuraram as autoridades locais para oficializar a união, gerou impacto nas estatísticas. Dos 21.981 casamentos celebrados na Columbia Britânica em 2003, 3,4% foram entre pessoas do mesmo sexo. Em Ontário não há registros que permitam mensurar o impacto do casamento gay, mas o Statistics Canada acredita que a situação seja a mesma.
Posteriormente, em junho de 2005, o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi aprovado em todo o Canadá, mas os dados estatísicos não fazem alusão às demais províncias.
O relatório traz também dados curiosos: mais da metade dos casamentos gays na Columbia Britânica foi celebrado por casais que não moravam no Canadá.
Na mesma província, 54.5 % dos casais do mesmo sexo eram de lésbicas e 45,% de homossexuais masculinos. Os casais de homossexuais são, em média, 13 anos mais velhos que os héteros, com média etária de 44 anos para os gays e 42 para as lésbicas. Em casais héteros, os homens têm 31 anos em média e as mulheres, 29.