Pesquisa:
Parceiro PortugalGay

Domingo, 18 Maio 2014 18:49

PORTUGAL
5ª Marcha Contra a Homofobia e Transfobia de Coimbra



Realizou-se ontem a quinta edição do evento que assinala o 17 de Maio em Coimbra.


O programa de este ano foi composto por vários momentos, tudo começou com a inauguração da exposição de fotografia de Pedro Medeiros, “Aguarela”. É uma exposição inserida no plano de iniciativas para o Combate à Discriminação pela Orientação Sexual e Identidade de Género, e que aproveitando o Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia e Transfobia abriu ontem as suas portas no Circuito de artes Plásticas de Coimbra, onde estará presente até 28 de Junho.

Depois das boas vindas dos discursos de praxe e visionamento atento bem como das fotos ao lado das obras por parte de admiradores e dos próprios retratados, o ponto de encontro para o evento seguinte às 17 horas foi o Jardim do Mosteiro de Santa-Clara, a santa a quem se pede a fala.

Foram chegando timidamente, não só porque o relógio latino nunca anda a horas mas também talvez motivado pelo calor intenso que se fazia sentir. Os grupos com as suas faixas, as pessoas de filiação mais ou menos directa ou sem ligação nenhuma iam-se cumprimentando e ocupando as magras sombras existentes.

Uma hora depois lá partimos em compasso lento - porque estas coisas de alertar o comum cidadão tem de ser feito com calma. Depois de atravessarmos a Ponte de Santa-Clara, onde a fala não faltou aos marchantes mas também a alguns transeuntes que circulavam e manifestaram verbalmente o seu apoio entrou-se nas ruas histórias de cidade: rua Ferreira Borges que dá lugar depois à rua Visconde da Luz.

Um passeio demorado, agitado pelas bandeiras e pelas palavras de ordem, que terminou frente à Igreja de Santa Cruz mais precisamente na Praça 8 de Maio. Aí foi lido o manifesto, um texto dirigido à parentalidade com base em 40 anos de uma democracia e uma liberdade que ainda não chegou a todos.

Pouco faltava para a vinte horas, tempo de algum relaxamento, de alguns procurarem um duche, e depois os “modelos” fotografados os orientadores do projeto e o artista se reunirem num jantar convívio no Restaurante “O Pátio”.

Daí para a noitada, que se relata ter sido longa, foi um passo, marchantes e amigos reuniram no bar “Pop fresh” e depois dos beijos e abraços e muitos copos de celebração, já começam a pensar na próxima edição.

Vejam as fotos em: www.facebook.com/media/set/?set=a.10152229457273751.1073741842.214257748750

PORTUGAL: 5ª Marcha Contra a Homofobia e Transfobia de Coimbra

Pode também ter interesse em:

 
© 1996-2021 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SETE e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2021 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Queer Lisboa | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal