ÁFRICA DO SUL: Muitos jovens adultos estão a jogar à rouleta russa com a SIDA (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
Parceiro PortugalGay

Segunda-feira, 15 Outubro 2007 14:54

ÁFRICA DO SUL
Muitos jovens adultos estão a jogar à rouleta russa com a SIDA



Um novo estudo do Center for AIDS Development, Research & Evaluation (CADRE) verificou que muitos Sul Africanos com idades entre os 20-30 anos continuam a ter vários parceiros sexuais apesar do elevado risco de infecção com VIH.


O Director Executivo do CADRE Warren Parker disse que os resultados do estudo têm implicações importantes para o desenho de campanhas de prevenção contra o VIH, que normalmente têm como alvo pessoas mais novas entre os 15-20 anos e focam-se em "Abstinência, ser fiel e usar preservativo." "É importante evoluir numa direcção diferente da mensagem ABC (Abstain, Be faithful, and use Condoms) pois é demasiado simplista" disse Parker.

O estudo baseou-se na análise de mais de 7000 indivíduos, com um grupo principal de 75 jovens adultos que foram seguidos com entrevistas. Os investigadores verificaram que ter vários parceiros em simultâneo era aceite por homens e mulheres. Muitos dos inquiridos separavam amor de sexo, dizendo que tinham relações sexuais com amor com um "parceiro principal" e sexo sem amor com "outros" parceiros.

Em vez de verem de verem a fidelidade como sinónimo de monogamia numa relação, a maioria dos inquiridos acreditava que era uma maneira de proteger os seus muitos parceiros de saberem que tinham outros parceiros. "Eu sou fiel [à minha namorada] porque apesar de ter outras namoradas não me ando a exibir com elas a frente dela," disse um jovem rapaz. "Ser fiel é proteger alguém que amamos de ser magoado," acrescentou uma mulher.

De acordo com According to the Human Sciences Research Council, cerca de 33% das mulheres e 12,1% dos homens com idades entre 25-30 anos na África do Sul estão infectados com VIH. Metade do grupo de estudo disse conhecer alguém seropositivo ou que morreu de doença relacionada com a SIDA. Um quinto das mulheres e 14% dos homens disseram que prestaram cuidados a alguém com SIDA. No entanto continuavam a ter comportamentos sexuais de risco, com muito poucos a reportarem uso consistente do preservativo.

Business Day (Johannesburg) (09.05.07)::Tamar Kahn

Pode também ter interesse em:

 
© 1996-2019 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2019 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal