Na semana passada o Juiz Federal Vaughn R. Walker emitiu uma decisão de mais de 100 páginas em que faz duras críticas legais à "Proposition 8". A Proposition 8 foi levada a votos e por uma margem escassa levou a que os casamentos entre pessoas do mesmo sexo deixassem de poder ser realizados no estado da Califórnia. O juiz concluiu que a medida é inconstitucional, mas apresentou um adiamento no recomeço dos casamentos enquanto analisava os diversos pedidos feitos junto ao tribunal após a decisão.
Agora o juiz veio indicar que é do "interesse público" que os casamentos possam ser retomados, mas apenas após o dia 18 de Agosto.
A decisão foi efusivamente celebrada pelos diversos casais de gays e lésbicas e não só que se foram juntando ao longo do dia aguardando pela decisão em frente à Câmara Municipal de São Francisco.
A Califórnia junta-se assim ao Iowa, New Hampshire, Massachusetts, Vermont, Connecticut e o District of Columbia nos estados com igualdade no casamento nos EUA.
Em 2008 o estado já tinha estado nesta lista por alguns meses e cerca de 18'000 casais do mesmo sexo aproveitaram a lei até o referendo da Proposition 8 que com 52% dos votos acabou com a realização de novos casamentos (os casamentos já realizados mantiveram-se válidos).