Testo, de 30 anos, que jogou pelo Montreal Impact da United Soccer League, falou publicamente da sua orientação sexual ontem numa entrevista à CBC Radio-Canada. "Eu lamento não ter-me afirmado publicamente mais cedo", disse o jogador.
"É como carregar um segredo para todo o lado, e andar sempre com bagagem de um lado para o outro e nunca ter o direito de sermos nós próprios."
De acordo com o Toronto Star, Testo disse que a questão de divulgar publicamente a sua orientação sexual tem sido algo que o tem preocupado há já algum tempo. Ele acrescentou que lamenta não ter agradecendo ao seu parceiro ao aceitar o troféu do jogador mais valioso da equipa em 2009.
"Era a pessoa a quem eu queria agradecer mais, e não podia", disse. "Eu simplesmente não se sentia confortável naquele momento".
O jogador também referiu que tinha de estar "constantemente consciente" das coisas que dizia e a quem dizia. "Eu acho que os jogadores à minha volta também tinham de o fazer. Isto é péssimo, como um ser humano. Teria sido muito mais fácil entrar num campo onde tudo fosse aceite."
Em resposta, o presidente da Impact Montreal Joey Saputo disse em um comunicado: "A declaração de David Testo é de facto muito pessoal. Sabíamos da orientação de Davi antes dele se juntar ao nosso clube de Vancouver em 2007. Durante a sua carreira em Montreal, ele sempre foi um jogador profissional e dedicado a este clube dentro e fora do campo. A sua decisão de ir a público deve ter sido uma tarefa difícil e nós respeitamos isso."
Testo deixou de jogar no Montreal em 12 de Outubro de 2011.
Confira o vídeo da Radio-Canada (em Inglês):