PORTUGAL: Primeira marcha do orgulho LGBT+ do Funchal é um sucesso (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
Parceiro PortugalGay

Segunda-feira, 9 Outubro 2017 10:45

PORTUGAL
Primeira marcha do orgulho LGBT+ do Funchal é um sucesso



O evento contou também com um arraial e festa e ainda um colóquio sobre questões LGBT+


Segundo a organização o Funchal Pride é um evento de reivindicação e celebração dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI) e o primeiro do género na Madeira. O evento foi uma inciativa da rede exaequo - associação de jovens LGBTI e apoiantes em parceria com o grupo Mad le's Femme, a APF - Associação para o Planeamento da Família, Associação Abraço e Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a Sida". Contou ainda com o apoio da Câmara Municipal do Funchal e com o Living Room, bar oficial do Funchal Pride.

Seminário

Promovido pelo projeto Intimate – Cidadania, Cuidado e Escolha: a micropolítica da intimidade na Europa do Sul, do Centro de Estudos Sociais da Universidade da Coimbra foi realizado no dia 6 de Outubro no Espaço Paulo Martins. O Seminário foi dirigido estudantes, docentes, profissionais de saúde e do direito, técnicas/os de serviço social, ativistas e demais público interessado. Teve como palestrante, Ana Cristina Santos, responsável pelo projeto INTIMATE, madeirense, Socióloga e Investigadora em Estudos de Género no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde está sediado o projeto.

1ª Marcha do Orgulho LGBTI+ do Funchal

Primeira manifestação em jeito de marcha, para reivindicação dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI+), realizada no dia 7 de Outubro com partida na Praça do Município e em direcção ao Jardim Municipal do Funchal. A Marcha pretende, assim, reivindicar direitos mas também celebrá-los, bem como chamar as pessoas para o espaço público, palco para a luta, para o ativismo e para a mudança e teve uma participação de cerca de 300 a 600 pessoas dependendo das fontes.

Arraial Pride Funchal

Logo após a marcha, o arraial é um convite para Viver na Diversidade, com música, comes e bebes em pleno Jardim Municipal do Funchal. A animação faz parte com várias pessoas artistas regionais e o bar oficial do evento, o Living Room, que nos traz o DJ da noite.

No recinto estiveram bancas da rede ex aequo, APF - Associação do Planeamento da Família, Associação Abraço e Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a Sida", a angariar fundos com a venda de refeições e bebidas bem como a prestar apoio e informação sobre orientação sexual, identidade e expressão de género, planeamento familiar, infeções sexualmente transmissíveis e VIH/Sida.

No auditório passaram artistas LGBTI+ e apoiantes bem como a própria cultura madeirense: O Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula, Alexandra Barbosa, Nøun, Nuno Morna, Michael Yang, Alecia Fluffy, entre outros. Não faltou também o bolo do caco, cerveja, poncha, waffles, wraps e crepes. Uma fusão da cultura madeirense com a cultura LGBTI+, através de conversas de arraial onde, no meio delas, se inserem questões tão importantes como a luta contra a homofobia, bifobia e transfobia.

After-party

Os mais resistente ainda foram para a after-party oficial do evento até às 4 da manhã, dinamizada pelo Living Room, junto ao Portão dos Lavadouros.

Fotos

Vê a nossa foto-galeria no Facebook.

PORTUGAL: Primeira marcha do orgulho LGBT+ do Funchal é um sucesso
 
© 1996-2017 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2017 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal