Amaechi jogou pelo Orlando Magic em uma de suas cinco temporadas na NBA
Amaechi, de 36 anos e 2,08m de altura, vai lançar seu livro pela editora "ESPN Books" no final do mês, com o título de "Man in the Middle" ("Homem no Meio"). Filho de pai nigeriano e formado em Psicologia, ele nasceu em Massachusetts, mas cresceu na Inglaterra.
Hoje, o ex-pivô é conhecido no Reino Unido como uma personalidade de TV e por ter arrecadado fundos para o Amaechi Basketball Center, em Manchester, na Inglaterra.
Poucos atletas que jogaram nas ligas profissionais dos Estados Unidos se revelaram gays. Entre eles estão Esera Tuaolo, que teve certo destaque no futebol americano na década de 90, e Billy Bean, que jogou beisebol de 1987 a 1995. Outros casos de esportistas que assumiram publicamente sua opção sexual são o norte-americano Greg Louganis, cinco vezes medalhista olímpico nos saltos ornamentais, além das tenistas Martina Navratilova e Amelie Mauresmo.
Depois de jogar no basquete universitário dos Estados Unidos em Vanderbilt e Penn State, Itália, França e Grécia, ele atuou na NBA por Cleveland Cavaliers, Utah Jazz e Orlando Magic, no qual teve mais sucesso, em 1999-2000. Ele tinha médias de 6,2 pontos e 3,6 rebotes quando se aposentou em 2003.