Perante a situação inusitada o padre não deu nenhuma explicação e saiu disparado da sala. Passados 20 minutos voltou e prossegui com a reunião como se nada se tivesse passado.
Após o sucedido a paróquia contactou as autoridades policiais sobre o sucedido, mas aparentemente não terá sido cometido nenhum crime.
Cardeal Brady, chefe da Igreja Católica da Irlanda, já veio explicar a questão: "foram apresentadas inadvertidamente imagens inapropriadas por um padre no início de uma apresentação PowerPoint, causando preocupação aos presentes."
A apresentação estava a ser feita directamente de uma pen USB do padre, mas o mesmo nega ter algum conhecimento sobre as imagens e informou que o dispositivo de armazenamento era usado por diversas pessoas. O padre já mostrou toda a disponibilidade para colaborar com a diocese no esclarecimento da situação.
Quem não achou piada nenhuma à situação foram os diversos pais presentes na ocasião que chegaram mesmo a fazer uma "espera" durante o serviço religioso seguinte, ao qual o padre não compareceu.