O projeto avança agora para a Câmara dos Representantes onde tem votos suficientes para ser aprovado e o Governador já deu o apoio informal à alteração neste estado da costa norte no Pacífico com quase 7 milhões de habitantes.
"O casamento é a forma como a sociedade diz que as pessoas constituem uma família", disse o senador democrata Ed Murray. O senador, que é abertamente gay, patrocinou o projeto de lei para legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo e fez um apelo apaixonado para a sua aprovação. "Procuramos, como todos vós, a possibilidade de viver as nossas vidas, de experimentar a alegria, de cuidar das nossas famílias", disse Murray.
Quem não gostou da possível alteração legislativa foram os Republicanos como o senador Dan Swecker que afirmou "esta legislação criará um ambiente hostil para aqueles que acreditam no casamento tradicional".
A provável aprovação da lei já colocou em campo os opositores da igualdade no casamento. Segundo as leis do estado de Washington eles terão de recolher assinaturas até dia 6 de junho mas apenas após a lei ser assinada pelo governador. São necessárias mais de 120000 assinaturas para a questão ir a referendo. Se não as conseguirem recolher, os casais de gays e lésbicas poderão dar o nó a partir de Junho.