A Conferência começou na quarta-feira dia 26 de Julho de 2006 com a abertura por diversas personalidades nacionais incluindo o Presidente da Câmara de Montreal durante um jantar de gala oficial. De salientar também a presença de Ms. Louise Arbour, a Alta Comissária para os Direitos Humanos das Nações Unidas.
Na manhã seguinte no Palácio de Congresso (Palais des congrès), centro de convenções de Montreal, a primeira sessão plenária foi apresentada, com cerca de 2.000 participantes. Os Co-Presidentes da Conferência, Senhora Joke Swiebel, ex-Membro anterior do Parlamento Europeu, e o Professor Robert Wintemute da Faculdade King de Direito foram os oradores das palestras de abertura.
Nos três dias seguintes, os participantes da Conferência tiveram mais quatro sessões plenárias, caracterizadas por um número excepcional de oradores internacionalmente reconhecidos, e poderam escolher entre as 200 oficinas (até 40 oficinas simultâneas durante cada uma de cinco sessões), que lidaram com as diversas variantes dos temas da Conferência: Direitos Essencial, Temas Globais, A Comunidade LGBT Diversificada, Participação na Sociedade e Motivando Mudanças Sociais.
Em paralelo com o restante programa oficial da Conferência decorreram dois simpósios: um dedicado às questões laborais e outro dedicado ao desporto.
Finalmente, no sábado dia 29 de Julho, decorreu o almoço de encerramento da Conferência, incluindo a adopção da Declaração de Montréal (disponível em inglês, francês e espanhol).
Sábado é também o dia oficial de início dos OutGames 2006 que terão cobertura total aqui no PortugalGay.PT.