[Nota PortugalGay.PT: O original deste artigo foi publicado em 1997 no site A MURALHA (actual APHM) tendo sido adaptado pelo PortugalGay.PT para a realidade actual e para a prespectiva de vida dos autores deste site.]
Esta página destina-se essencialmente a todos os pais de homossexuais independentemente do sexo, mas também a todos nós que sendo homossexuais queremos ter um local onde possamos encontrar informações úteis sobre as reacções típicas dos nossos pais quando confrontados com a nossa orientação sexual.
Porém, como se disse no início deste capítulo, esta página é essencialmente destinada aos pais, que nela encontrarão respostas para alguns dos seus anseios. Esperamos com ela levar a que os pais possam ter um melhor entendimento da homossexualidade dos seus filhos, abandonando muitas ideias pré-concebidas e que nada têm a ver com a realidade dos factos.
A esmagadora maioria dos pais deposita nos seus filhos todo um conjunto de expectativas, tentando projectar neles, muitas das vezes aquilo a que eles próprios não tiveram acesso: uma carreira profissional de sucesso, um casamento feliz, filhos, uma casa, etc... etc...
Ao tomarem conhecimento da homossexualidade dos seus filhos, apodera-se deles toda uma amálgama de sentimentos, onde se destacam o choque, que tem a sua origem em todo um conjunto de preconceitos percebidos da sociedade ao longo de muito tempo, alguns deles perfeitamente desajustados e totalmente errados.
Nos primeiros tempos os pais terão dificuldades em falar sobre o assunto sem serem assaltados por um misto de dor e de ira.
Embora cada caso seja um caso e cada família seja diferente, e quer a descoberta da homossexualidade do filho tenha sido acidental, dita cara a cara, pessoalmente ou por carta ou telefone, quer o filho seja adolescente ou adulto, quer tenha aceite a sua homossexualidade ou ainda se debate com ela, os pais poderão estar dispostos a ouvir ou alhearem-se. Todos, porém, se mostrarão invariavelmente preocupados, em maior ou menor grau, com o futuro do seu filho.
Temos também disponível um texto sobre o assumir da homossexualidade.
Desde 2009 que há uma Associação em Portugal para Mães e Pais, chama-se AMPLOS. Mais informações em https://www.amplos.pt/