No próximo episódio intitulado “Um dia Estereótipo” os pais Cameron (Eric Stonestreet) e Mitchell (Jesse Tyler Ferguson) acedem a que a sua filha Lily (Aubrey Anderson-Emmons) convide um amigo trans para ir lá a casa brincar. Ambos se sentem orgulhosos ao verem que criaram uma criança capaz de aceitar os outros como são e com uma mente bem aberta. Mas esse orgulho rapidamente desaparece quando Lily insulta o seu amigo, o que leva a um, necessário e urgente, momento de formação rápida.
O colega da Lily Tom será interpretado pelo actor trans Jackson Millarker de 8 anos de idade.
A realizadora do episódio, Ryan Case, postou uma foto de Millarker durante as filmagens e anunciou:
Este é o Jackson Millarker, ele tem 8 anos de idade e vem de Atlanta e acontece que é uma pessoa trans. Ele vai fazer o papel do amigo da Lily Tom, e é fantástico. Uma das muitas razões que me fazem amar esta série.
“Uma família muito moderna” não é a primeira série televisiva com crianças trans. A terceira temporada de “Transparente”, por exemplo, tinha uma criança trans que fazia o papel de Maura numa cena que retrata os anos 50 onde experimentava roupas e o pai grita com ela.
Jeffrey Tambor que dá a voz a “Maura”, recentemente disse que gostaria de ver mais actores trans em papéis trans. “Eu não iria ficar triste se fosse o último cisgénero do sexo masculino a desempenhar o papel de uma pessoa trans feminina na televisão” disse o actor durante o seu discurso ao aceitar um Emmy no inicio do mês.
“Uma família muito moderna”, conhecida por "Família Moderna" no Brasil, teve 77 nomeações para o Emmy e levou para casa 22 dos prémios. A série da ABC está empatada com "Frasier" com o número de vitórias na categoria Melhor Série de Comédia. Estreou a 23 de setembro de 2009 e está atualmente na sua oitava temporada. Em Portugal a sétima temporada está a ser apresentada na Fox Comedy.