Pesquisa:
 

Segunda-feira, 27 Junho 2011 09:33

SUÉCIA
Escola pré-primária evita usar pronomes ele e ela



Uma pré-primária na Suécia decidiu parar de usar pronomes como "ele" ou "ela" ao falar com as crianças num esforço para obter maior igualdade entre os sexos desde a infância.


A pré-primária Egalia, no bairro Södermalm no centro de Estocolmo tomou a decisão como parte do currículo nacional para pré-escolas para impedir as crianças de caírem em estereótipos de género.

Os funcionários da escola tentaram remover referências masculinas e femininas no seu discurso, incluindo os pronomes ele ou ela - "han" ou "hon" em sueco e em vez disso, adotaram o pronome neutro "hen".

"Nós usamos 'Hen' a palavra, por exemplo, quando uma pessoa médica, polícia, eletricista, encanador vem ao jardim de infância", disse Lotta Rajalin, Directora da escola, ao Daily Mail.

"Nós não sabemos se é um ele ou ela e como tal simplesmente dizemos 'Hen vem cá por volta das duas horas da tarde' Em seguida, as crianças podem imaginar tanto um homem como uma mulher. Isso amplia a sua visão de género", disse ela.

A opção para implementar as regras foi sustentada por uma teoria de que a sociedade dá uma vantagem injusta aos rapazes.

"A sociedade espera que as meninas seja queridas, agradáveis e bonitas e os meninos a serem viris, ásperos e aventureiros," afirmou Jenny Johnsson, um professor de 31 anos de idade.

"Egalia lhes dá uma oportunidade fantástica de as crianças poderem ser quem querem ser", acrescentou. Os materiais didáticos seguem a mesma linha e não há "brancas de neve" leves e delicadas nesta escola.

Rajalin também observou que Egalia colocou uma ênfase especial na promoção de um ambiente tolerante a pessoas gays, lésbicas, bissexuais, transgéneras e transexuais.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2011)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e SEIS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal