Na ocasião, foi decidido que as leis californianas que regem os casamentos não discriminam homossexuais. Isso porque casais gays daquele estado obtêm a maioria dos direitos conferidos aos casais heterossexuais legalmente unidos.
Massachuassetts é o único estado que autoriza casamentos gays com o emprego da expressão "casamento" na burocracia. O estado de Califórnia oferece direitos de "parceria doméstica", similar às uniões civis homossexuais admitidas legalmente em Vermont e Connecticut.
O presidente da câmara de São Francisco, Gavin Newson, realizou casamentos entre pessoas do mesmo sexo na cidade em 2004, mas a Justiça da Califórnia cancelou 4.037 destas uniões sustentando que "um presidente de câmara não dispõe de autoridade para fazer casamentos sob a lei". Cerca de 20 casais homossexuais e a cidade de São Francisco processaram o estado por causa dos cancelamentos.
Enquanto isso, a governadora do Alaska, Sarah Palin, disse na sexta-feira (22/12) que, em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal daquele estado, serão concedidos benefícios de trabalho a parceiros do mesmo sexo a partir de 1º de janeiro de 2007.