O filme dirigido por Barry Jenkins, fala-nos de um romance entre dois homens negros. Por um lado Chiron interpretado por Alex Hibbert, Ashton Sanders e Trevante Rhodes, em cada uma das suas fases da vida: infância, adolescência e adulto. Por outro Kevin igualmente interpretado por três atores: Jaden Piner, Jharrel Jerome e André Holland.
Nesta nomeação dois nomes em destaque, o diretor Barry Jenkins nomeado quatro vezes para Melhor Diretor, e Joi McMillion que é a primeira mulher negra a ser nomeado para um Oscar, neste caso para a Melhor Edição.
O filme passa-se em Miami e explora o desenvolvimento de Chiron. Ao longo do filme vimos Chiron enquanto criança conhecer a sua sexualidade enquanto trata da dependência das drogas da sua mãe e enfrenta o assédio moral que sofre na escola. Chiron encontra consolo na figura paterna de Juan interpretado por Mahershala Ali, na figura materna Teresa interpretada por Janelle Monáe e na sua paixão Kevin.
A expetativa de Moonlight ganhar o Oscar de melhor filme é vista de certa forma como recompensa LGBT pela perda de Brokeback Mountain, que em 2006 perdeu para Crash.
La La Land é o principal candidato aos Oscars seguido de Arrival e Moonlight ambos com oito nomeações. Dia 26 de fevereiro ficamos a saber os vencedores.