Vinte e sete anos após a sua publicação original, Gender Trouble é finalmente editado em Portugal. Trata-se de um dos textos mais importantes da teoria feminista, dos estudos de género e da teoria queer. Ao definir o conceito de género como performatividade – isto é, como algo que se constrói e que é, em última análise, uma performance – "Problemas de Género - Feminismo e Subversão da Identidade" repensou conceitos do feminismo e lançou os alicerces para a teoria queer, revolucionando a linguagem dos activismos.
O Queer Lisboa 21 acolheu o lançamento da tradução portuguesa deste clássico da teoria queer com a chancela da Orfeu Negro. O prefaciador do livro, o investigador João Manuel de Oliveira, apresentou esta edição junto com Pablo Pérez Navarro, especialista na obra de Judith Butler, e a coreógrafa Vera Mantero.
Judith Butler, de 61 anos, é professora Departamento de Literatura Comparada e do Programa de Teoria Crítica na Universidade da Califórnia, Berkeley. As suas obras são muitas vezes incluídas em cursos de estudos de género e da performatividade no discurso. Butler apoiou ativamente questões que lhe tocam de perto como os movimentos de lésbicas e homossexuais e sobre outras questões políticas contemporâneas como as políticas de Israel.
Apresentação no Queer Lisboa 21