O Juiz condenou a atitude da direcção da escola de colocar de lado 'questões seculares em detrimento de um objectivo religioso'.
A teoria de 'Intelligent Design' afirma que alguns aspectos da natureza são tão complexos que têm de ser necessariamente obra de uma entidade superior e não resultado de um processo aleatório de selecção natural, como indica Charles Darwing na sua teoria da evolução de 1859.
Os oponentes do 'Intelligent Design' por seu lado, indicam que a teoria é apenas uma forma encapuçada de criacionismo 'a crença que o mundo foi criado por Deus tal como descrito no Livro do Génesis' que o Supremo Tribunal dos E.U.A. já tinha anteriormente indicado como inadmissível nas escolas públicas.
A escola foi processada por um grupo de 11 pais que acusavam a escola de tentar ensinar algo que não era científico e que estava deslocado das aulas de biologia do ensino secundário. Os pais ganharam a causa, e o juiz sugeriu que entrassem com um processo adicional por danos morais e custas legais contra a escola.