A pesquisa feita em 10 cidades indica que os jovens rapazes usam menos preservativo na primeira relação sexual com outros homens. 54% dos rapazes gays usaram preservativo na primeira relação contra 62% no caso de rapazes heterossexuais.
Já nas faixas etárias mais velhas a situação inverte-se: apenas 21% dos homens heterossexuais usaram preservativo na primeira relação contra 79% dos homens gays.
Também em relações estáveis os jovens gays usam tendencialmente menos preservativo com 29% contra 35% da média geral. E o mesmo padrão se repete nas relações ocasionais onde o preservativo é usado em 54% dos casos nos jovens gays contra 57% dos outros jovens.
Novamente nas faixas etárias mais velhas a situação é inversa: 60% dos homens gays usam o preservativo nas relações casuais, contra 57% dos homens heterossexuais.
E com esta atitude não é de admirar as transmissões do VIH/SIDA no Brasil para jovens entre os 13 e 19 anos sejam marcadas com 34% de casos de transmissão entre homens contra 28% de casos de transmissão heterossexual.