Vou durante os dias do festival, manter aqui uma rubrica com um apontamento rápido sobre o que vi em cada dia, e não sobre o que foi apresentado, já que eu fiz a minha própria programação e é óbvio que não verei tudo o que o Queer apresenta.
Não será uma critica, pois eu não sou critico de cinema, mas uma simples apresentação que poderá eventualmente ser um pouco maior se o filme assim o justificar.
E também darei uma classificação,naturalmente subjectiva de 1 a 5 estrelas, a cada filme visto
1ª Dia - Filme de abertura - "God's Own Country"
Um filme inglês, primeira longa metragem de Francis Lee, passado no Yorkshire rural, tendo como base uma quinta que tem exploração de ovelhas e de quem está encarregue um jovem que vive com o seu pai inválido e a sua avó. Para o ajudar na altura da reprodução das ovelhas vem um trabalhador romeno e dá-se uma aproximação sexual e afectiva entre os dois.
Há quem diga que há semelhanças entre este filme e "Brokeback Mountain"; sim, mas só até certo ponto, pois há uma grande diferença, pois este filme é inglês, é europeu e a forma como a situação é apresentada é mais crua, mais real, não procura esconder-se da sociedade que envolve os protagonistas.
Não quero fazer comparações pois gostei muito de ambos os filmes e este, pela sua descomplexidade, pelo seu modo "puro" como mostra a naturalidade dos sentimentos, pela forma quase natural como os factos são aceites, cativou-me em absoluto.
Os jovens Josh O'Connor e Alec Secareanu são excelentes assim como os secundários Gemma Jones e Ian Hart.
Gostaria muito de ver este filme tão premiado em variadíssimos e importantes festivais, no circuito comercial.
Se o filme estivesse a concurso seria um sério candidato a ganhar também este.
A minha classificação ⭐⭐⭐⭐⭐