Pesquisa:
 

Segunda-feira, 16 Abril 2012 14:52

SUÉCIA
Novo pronome de género neutro é introduzido



Em Sueco, tal como em português, havia apenas dois pronomes de género: ele e ela, mas agora surgiu a iniciativa de acrescentar um terceiro pronome neutro.


O país foi considerado o mais mais equalitário em termos de género pelo Fórum Económico Mundial em 2010 e dá agora um passo importante na neutralidade de género.

A Suécia acrescentou oficialmente o pronome neutro de género "hen", que pode ser usado em vez de "ele" ("han" em sueco) e "ela" ("hon")e é definido como "um pronome pessoal de género neutro alternativo a ele e ela".

"A idéia é que o governo e a sociedade não deve tolerar nenhuma distinção alguma entre os sexos", segundo Nathalie Rothschild da revista Slate. "Isso também significa que a sociedade deve mostrar sensibilidade para as pessoas que não se identificam em exclusivo com o género masculino ou feminino, inclusive permitindo qualquer tipo de casal a se casar."

Na suécia também tem havido um movimento para retirar o género da linguagem do quotidiano e das coisas como, por exemplo, com a roupa de criança, em que muitas lojas começaram a abolir a separação entre roupa para meninos e para meninas. O mesmo se aplica a distribuidores de brinquedos. E há movimentações para permitir a escolha livre do nome próprio das crianças independentemente do sexo legal atribuído à nascença.

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2012)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas SETE e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal