MÉXICO: Ativista pelos direitos LGBT assassinado (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
Dia da Liberdade
Parceiro PortugalGay

Sábado, 14 Maio 2011 11:44

MÉXICO
Ativista pelos direitos LGBT assassinado



Um organizador do Pride no México, foi atacado e morto na semana passada, no que pode ter sido um ataque homofóbico.


Quetzalcoatl Leija Herrer, diretor do Centro de Estudos e Projetos sobre Gestão Integrada de Desenvolvimento Humano (CEPRODEHI), foi morto quando ia a pé para casa em 4 de maio.

O ativista, que ajudou a organizar o festival da cidade anual da cidade de Chilpancingo (capital do estado Guerrero) teria recebido ameaças de morte nos anos anteriores.

Segundo a Pink News, a diretora da Anistia Internacional do Reino Unido, Kate Allen afirmou: "A morte trágica de Quetzalcoatl Leija Herrera revela que a questão da homofobia ainda precisa ser tratada no México. Até agora, a polícia do estado de Guerrero concentrou-se em questionar os seus amigos dentro da comunidade gay. Um foi detido por dois dias sob custódia antes de ser libertado. A polícia está agora à procura de entrevistar outros membros da comunidade LGBT, incluindo os parceiros anteriores do Quetzalcoatl Leija Herrera."

Segundo Allen, a polícia deveria ter uma nova atitude relativamente a ataques homofóbicos. Para Allen é importante que as autoridades sigam todas as pistas mas "devem deixar de se concentrar apenas nas relações pessoais da vítima e tentar investigar possíveis motivações homofóbicas para o ataque."

Pode também ter interesse em:

 
© 1996-2019 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e CINCO.
Depois clique em OK.

© 1996-2019 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal