Pesquisa:
Parceiro PortugalGay

Terça-feira, 13 Novembro 2012 22:28

SANTA SÉ
Vaticano lança ataque contra igualdade no casamento.



O Vaticano tem mantido uma posição algo moderada enquanto vários países tem aprovado o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, mas isso está prestes a mudar.


Este final de semana a ICAR (Igreja Católica Apostólica Romana) lançou uma campanha nos meios de comunicação, contra a igualdade de tratamento das pessoas LGBT, com particular foco sobre o casamento.

Fonte da ICAR disse à agência noticiosa Reuters que não vão parar de lutar contra as tentativas de ?apagar o papel privilegiado do casamento heterossexual? identificando esta como ?uma conquista da civilização?.

Esta posição mais vigorosa do Vaticano dá-se logo após três estados dos EUA terem aprovado o casamento entre pessoas do mesmo sexo na mesma eleição que reelegeu Obama à Casa Branca. Isto depois de Espanha ter conseguido a manutenção da lei através dos tribunais, e França pode ver o casamento aprovado no inico do próximo ano.

O Vaticano na sua acção reitera a crença de que os atos homossexuais são ?intrinsecamente desordenados? e que deve ser mantida a ?santidade? do casamento entre um homem e uma mulher para o bem-estar da sociedade.

Num tom irónico o porta-voz do Vaticano, o reverendo Federico Lombardi, disse que se o ?casamento gay? deve ser um direito que é livremente escolhido, porque não contemplar também a poligamia e para que não se discrimine, também a poliandria.

Mas independetemente de posições oficiais da hierarquia a verdade é que em países maioritariamente católicos como Portugal e Espanha as sondagens indicam que uma clara maioria dos cidadãos apoiam a igualdade no casamento, ignorando na prática os apelos vindos do Vaticano sobre esta questão.

Pode também ter interesse em:

 
© 1996-2022 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2022 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Queer Lisboa | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal