Roy Moore está à frente na corrida para o lugar no Senado dos EUA que foi libertado pelo procurador-geral Jeff Sessions de Trump.
A CNN informa que Moore apareceu várias vezes num programa de rádio do pastor Kevin Swanson, que é conhecido por pregar que os homossexuais devem ser apedrejados até a morte.
No passado vários republicados renunciaram ser associados ao pastor extremista, e mesmo o ultra-conservador Ted Cruz veio pedir desculpas no ano passado por ter aparecido num evento dirigido Swanson. E não é para menos, eis as palavras de Swanson no evento:
Sim, o Levítico pede a pena de morte para os homossexuais! Sim, o apóstolo Paulo diz que os homossexuais são dignos da morte! Suas palavras, não minhas, e NÃO TENHO VERGONHA! Não tenho vergonha da verdade da palavra de Deus! Kevin Swanson, 2015
Já Moore parece não estar muito preocupado com estas questões... Já participou no programa de rádio de Swanson pelo menos 5 vezes, e uma das mais recentes foi em fevereiro deste ano, depois do caso de Ted Cruz.
Já numa entrevista por volta da mesma altura quando questionado sobre se alguém deveriam ser executados por sexo gay, respondeu:
Bem, eu não sei, não estou aqui para descrever quaisquer punições para a sodomia.
Isso é muito além de quaisquer problemas com os quais entrei em contato. Não posso fazer nada sobre o que algumas pessoas dizem, o que algumas pessoas fazem.
Em 1960, todos os estados da união tinham leis contra a sodomia. E no início do país, em 1776, as 13 colónias tinham leis contra a sodomia. Portanto, a sodomia é historicamente um crime Roy Moore, 2015
Moore tornou-se mais famoso por ter sido expulso de seu papel como o juiz principal no Alabama, depois de abusar de sua autoridade numa tentativa de bloquear a igualdade no casamento no estado.
O então juiz emitiu uma série de ordens declarando que a decisão do Tribunal Supremo dos EUA relativo aos casamentos de gays e lésbicas "não se aplicava" no Alabama devido às leis anti-homossexuais estatais e ordenou os juízes locais a imporem uma proibição de casamento para pessoas do mesmo sexo.
Ele irá agora enfrentar Luther Strange como representante dos republicanos este mês e está bem colocado nas sondagens. As eleições do Senado serão a 12 de dezembro, embora em mais de 20 anos nunca houve uma vitória democrata para este lugar no Senado.