Além do atirador há 50 óbitos confirmados e igual número de hospitalizados, sendo que cerca de 300 pessoas estavam na discoteca Pulse na altura do ataque que começou por volta das 2 da manhã, hora local.
O homem que atacou o clube noturno tinha planeado o ataque e estava armado com uma caçadeira e uma pistola e tinha também explosivos que foram detonados de forma controlada pelas autoridades. O atirador foi abatido pelas autoridades ainda no interior das instalações.
O atirador vivia a 200km de Orlando (o que de acordo com os standards nos EUA é uma distância relativamente curta), e foi identificado como Omar Saddiqui Mateen, de 29 anos de idade.
As minhas preces estão com as famílias das vítimas e de todos os afectados pelo tiroteio em Orlando. Vamos encaminhar todos os recursos disponíveis para assistência
Twitter de Rick Scott, Governador da Florida
O presidente Obama também já veio a público condenar este "trágico tiroteio". Donald J. Trump classificou o evento como "realmente mau" e "possível terrorismo", e Hillary Clinton divulgou uma mensagem sobre "notícias devastadoras" e que estava com todos aqueles "afectados por este acto horrível".