Resumo de ontem
Mesmo antes da sessão de abertura houve duas projeções com The Night e Regarding Susan Sontag, a sessão de abertura teve a produção brasileira Sangue Azul.
Destas três peliculas destacamos The Night. Na sinopse lê-se que se trata de um rapaz olha-se em frente a um espelho. A noite pertence-lhe. Todas as noites, avalia a sua aparência e, vestido com uma camisa nova, sai de casa e espera num beco mal iluminado pelos seus clientes. Uma noite conhece uma prostituta da sua idade recém-chegada àquela parte da cidade. Eles romanceiam-se e passeiam pelas ruas, brincam com a ideia de alugar os seus corpos um ao outro e chamam um ao outro nomes de flore: ele Tuberose e ela, Narcissus. Os estranhos que eles perseguem permanecem anónimos, até que Rose, num caso de uma noite, apaixona-se por Tuberose. Com a ajuda de Narcissus, Rose utiliza o seu charme para tentar conquistar o jovem prostituto e, embora Tuberose responda com reservas, é-lhe cada vez mais difícil ficar indiferente. Isto resume a história que o filme nos mostra nos seus 95min, mas o filme espanta-nos depois com um recorte de imagem, com uma fotografia de excelência digna de grandes realizadores. Mas Zhou Hao (Tuberose) é ainda apenas um estudante de arte cinematográfica que nesta pelicula mostra estar no bom caminho.
Foto galeria
As fotos desta quarta-feira estão disponíveis aqui.
E hoje temos...
O festival continua até sábado e hoje a nossa seleção passa por Fulboy uma produção Argentina, e que nos mostra um olhar sem censura e confessional sobre a forma como os atletas do desporto mais popular do mundo se comportam fora do campo. Ao mesmo tempo, o filme interroga o olhar do espectador sobre o corpo masculino.
Depois damos um salto a Dólares de Arena, uma vista sobre a sobrevivência nas praias Dominicanas.
Terminamos a noite como deve ser, com O Bacanal do Diabo e Outras Fitas Proibidas de Ivan Cardoso, uma mistura perfeita de artista outsider e vanguardista, pornógrafo e cine-filósofo, Ivan Cardoso poderia ser considerado um enfant terrible do underground. Durante os últimos 50 anos, ele fez inúmeros anti-filmes, a maior parte curtas em Super-8, cada um deles uma escabrosa e delirante festa.
Além das fitas em concurso na Mala Voadora e na Galeria Wrong Weather continuam as instalações vídeo integradas no festival que podes visitar com entrada livre.
Mais informações, horários, etc...
No site oficial www.queerporto.pt.