PORTUGAL: Filmes do Primeiro Queer Porto começam hoje (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
Parceiro PortugalGay

Quarta-feira, 7 Outubro 2015 12:30

PORTUGAL
Filmes do Primeiro Queer Porto começam hoje



O Queer Porto 1 arranca hoje, no Teatro Municipal Rivoli, com a exibição da longa-metragem brasileira Sangue Azul, de Lirio Ferreira, no Auditório Isabel Alves Costa, às 21h30.


Sangue Azul, protagonizado por Daniel de Oliveira, teve honras de abertura este ano a secção Panorama da Berlinale e centra-se no jovem Pedro, que aos 10 anos de idade é separado da sua irmã Raquel porque a mãe teme uma atração proibida entre irmãos. Contra a sua vontade, o rapaz é mandado embora para o continente, para trabalhar num circo itinerante. Criado numa alegre família de artistas circenses, Pedro transforma-se na lendária figura de nome “Zolah, o Homem-Bala”. Numa digressão do circo, Zolah, agora um homem bonito e sedutor, regressa à ilha mística da qual foi forçado a sair. Procurando reencontrar o seu passado, anseia pelo amor proibido da sua infância perdida. Sangue Azul já recebeu os prémios de Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Ator Secundário (para Rômulo Braga) no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro.

Esta noite serão apresentadas as várias propostas desta primeira edição do Queer Porto e o Júri da Competição Oficial, constituído por José Capela (Codiretor Artístico da mala voadora), Rui Filipe Oliveira (produtor da RTP) e Toby Ashraf (fundador do Berlin Art Film Festival).

Antes mesmo de Sangue Azul e durante a tarde o Queer Porto 1 exibe no Teatro Municipal Rivoli dois importantes títulos da Competição Oficial: às 17h00 The Night, estreia na realização do jovem cineasta Zhou Hao, que também protagoniza e escreve o argumento desta história sobre um prostituto obcecado com o seu próprio corpo. Este é um filme que levanta interessantes questões de performatividade de género e sexualidade e com claras citações ao universo da cultura queer, e às 19h00 Regarding Susan Sontag, documentário de Nancy D. Kates que é também um íntimo e eclético olhar à vida de uma das mais influentes pensadoras do século XX e um dos ícones políticos e feministas mais importantes da sua geração.

São ainda inauguradas na mala voadora duas instalações de dois criadores libaneses: The End of Time, de Akram Zaatari, e A Spectacle of Privacy, de Roy Dib, que estarão presentes até sábado e com entrada livre.

Para dar as boas vindas ao Primeiro Queer Porto – Festival Internacional de Cinema Queer teremos uma festa na mítica Rua Galeria de Paris. A Casa do Livro, espaço onde a música e os livros se cruzam, acolhe o Queer Porto nesta primeira noite de festival, que se prolongará até sábado, dia 10. Com música por DJ Rodrigo Affreixo. A entrada é livre.

Mais informações sobre o festival em www.queerporto.pt .

PORTUGAL: Filmes do Primeiro Queer Porto começam hoje

Pode também ter interesse em:

 
© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas UM e SETE.
Depois clique em OK.

© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal