Sangue Azul, protagonizado por Daniel de Oliveira, teve honras de abertura este ano a secção Panorama da Berlinale e centra-se no jovem Pedro, que aos 10 anos de idade é separado da sua irmã Raquel porque a mãe teme uma atração proibida entre irmãos. Contra a sua vontade, o rapaz é mandado embora para o continente, para trabalhar num circo itinerante. Criado numa alegre família de artistas circenses, Pedro transforma-se na lendária figura de nome “Zolah, o Homem-Bala”. Numa digressão do circo, Zolah, agora um homem bonito e sedutor, regressa à ilha mística da qual foi forçado a sair. Procurando reencontrar o seu passado, anseia pelo amor proibido da sua infância perdida. Sangue Azul já recebeu os prémios de Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Ator Secundário (para Rômulo Braga) no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro.
Esta noite serão apresentadas as várias propostas desta primeira edição do Queer Porto e o Júri da Competição Oficial, constituído por José Capela (Codiretor Artístico da mala voadora), Rui Filipe Oliveira (produtor da RTP) e Toby Ashraf (fundador do Berlin Art Film Festival).
Antes mesmo de Sangue Azul e durante a tarde o Queer Porto 1 exibe no Teatro Municipal Rivoli dois importantes títulos da Competição Oficial: às 17h00 The Night, estreia na realização do jovem cineasta Zhou Hao, que também protagoniza e escreve o argumento desta história sobre um prostituto obcecado com o seu próprio corpo. Este é um filme que levanta interessantes questões de performatividade de género e sexualidade e com claras citações ao universo da cultura queer, e às 19h00 Regarding Susan Sontag, documentário de Nancy D. Kates que é também um íntimo e eclético olhar à vida de uma das mais influentes pensadoras do século XX e um dos ícones políticos e feministas mais importantes da sua geração.
São ainda inauguradas na mala voadora duas instalações de dois criadores libaneses: The End of Time, de Akram Zaatari, e A Spectacle of Privacy, de Roy Dib, que estarão presentes até sábado e com entrada livre.
Para dar as boas vindas ao Primeiro Queer Porto – Festival Internacional de Cinema Queer teremos uma festa na mítica Rua Galeria de Paris. A Casa do Livro, espaço onde a música e os livros se cruzam, acolhe o Queer Porto nesta primeira noite de festival, que se prolongará até sábado, dia 10. Com música por DJ Rodrigo Affreixo. A entrada é livre.
Mais informações sobre o festival em www.queerporto.pt .