A EMI aproveita a data para reeditar a obra completa a solo do vocalista dos Queen, através do CD duplo "The very best of Freddie Mercury" e do DVD "Freddie Mercury lover of life, Singer of Songs".
A carreira a solo de Freddie Mercury teve início em 1973, quando os Queen eram ainda célebres desconhecidos, com o lançamento de um álbum de 'covers' de temas dos The Beach Boys e de Goffin-King, sob o pseudónimo Larry Lurex.
O álbum passou despercebido e só em 1985 veio a público "Mr. Bad Guy", um sucesso de vendas. Em 1992, quando o tema "Barcelona" - hino aos Jogos Olímpicos que se realizariam nessa cidade, cantado a meias entre Mercury e Monserrat Caballé - veio a público, o cantor havia morrido uns meses antes.
O DVD contém, além dos temas a solo, um documentário de 112 minutos sobre a vida e obra do autor de "A kind of magic". "Freddie Mercury - the untold story" decifra a personalidade do cantor através de depoimentos de familiares, da que foi sua mulher antes de o cantor admitir ser homossexual, Mary Austin, e do seu último companheiro, Jim Hutton.
A data também não vai passar em claro no nosso país. O Clube de Fãs Português da banda, os "Keep Queen Alive", vai homenagear, durante o dia de hoje, o cantor, no espaço do Hard Rock Café, em Lisboa.
O tributo conta com a transmissão, às 20 horas, de um concerto dos Queen de 1975, no Hammersmith Odeon em Londres, nunca antes editado.
Duas horas depois, é a vez dos One Vision, banda de tributo à formação britânica, actuar. Serão ainda oferecidos bilhetes para o musical "Queen - It's a Kinda Magic!" que se realizará em Dezembro no Casino Lisboa, para quem se apresentar no Hard Rock com as melhores criações gráficas ou literárias alusivas à banda.