Foi assim que muitas equipas desportivas compostas por maioritariamente pessoas homossexuais surgiram. Esta foi a forma que encontraram de marcar a diferença e lutar contra a discriminação, foi assim por exemplo com equipa portuguesa Dark Horses, mas também com a equipa Sydney Convicts que vai fazer a entrega oficial do troféu da Bingham Cup à Australian Rugby Union (ARU) que exporá o mesmo até à realização do campeonato em 2014.
Tudo isto não seria notícia se não fosse a primeira vez que tal acontece no mundo: uma federação nacional desportiva apresentar a taça de campeonato de dirigido a participantes LGBTH.
Sydney será a cidade anfitriã do evento que se realizará em Agosto de 2014 e onde são esperados mais de 1500 atletas, que representam cerca de 40 equipas de todo o mundo.
O campeonato foi encontrar o seu nome numa das pessoas que no dia 11 de Setembro de 2001 invadiu a cabine do voo 93 da American Airlines e evitou assim que mais um avião se despenhasse contra um edifício tal como tinha acontecido nessa manhã com o World Trade Center em Nova Iorque. O seu nome era Mark Bingham, gay e jogador amador de rugby com 31 anos de idade.
Os esforços da Australian Rugby Union na luta contra a discriminação no desporto em geral, e no rugby em particular, têm sido uma realidade e este passo é apenas mais um contra o bullying homofóbico.