Segundo declarações de Sua Santidade numa reunião à porta fechada com bispos católicos a visibilidade das pessoas trans deve-se à “colonização ideológica” feita por meio de livros, estes financiados por pessoas e instituições com poder económico, residentes em “países influentes” que para o Papa é algo terrível. Esperava-se que mencionasse nomes de algumas das pessoas e instituições que citou, mas não o fez.
hoje, nas escolas eles estão ensinando isso [a possibilidade que as pessoas tem de ajustar o seu sexo ao seu género] às crianças, todos podem escolher o seu sexo Papa Francisco
O Papa Francisco referiu ainda uma conversa com o Papa Bento XVI, que terá dito “esta é a época de pecado contra Deus, o Criador, ele é inteligente! Deus criou o homem e a mulher, Deus criou o mundo desta maneira, desta forma, dessa maneira, e estamos fazendo o oposto."
Mensagem perturbadora
O Papa Francisco é visto por muitos como progressista no que tem a ver com a aceitação da comunidade LGBT, tendo mesmo chegado a sugerir que a ICAR deveria pedir desculpas a esta comunidade. Mas contradições como esta tem acontecido regularmente e chocam as pessoas que trabalham para a inclusão LGBT.
Kelsey Louie, CEO da Gay Men's Health Crisis, disse que estava "muito triste e perturbado" com as declarações do Papa. Louie acrescenta “Os nossos filhos merecem saber que é claro que têm o direito de escolher, e GMHC a primeira organização mundial líder na prevenção, assistência e defesa das pessoas infetadas com VIH, aplaude todas as escolas que ensinam os alunos não a oprimir quem eles são, mas sim viver a vida com o género com que mais se identificam."
Louie aproveitou ainda a oportunidade para lembrar Orlando e o massacre que ocorreu na discoteca Pulse dizendo "o que nós precisamos agora é que nossos líderes mundiais para difundir mensagens de tolerância e aceitação”.