Pesquisa:
 

Domingo, 2 Agosto 2009 16:12

ISRAEL
Tiroteio em centro LGBT faz 2 mortos



Um homem encapuçado entrou num centro LGBT de Tel Aviv e começou aos tiros matando 2 pessoas e ferindo outras 11, algumas em estado grave.


As vítimas mortais são Nir Katz (26 anos) e Liz Tarbishi (17 anos). No momento do ataque decorria uma reunião de adolescentes no Cafe Noir localizado num edifício da associação LGBT situado na esquina das ruas Ahad Ha'am e Nahmani em pleno centro da cidade.

Dois dos feridos encontram-se em estado crítico. O atacante fugiu e a polícia obrigou ao fecho de bares e locais LGBT na cidade como medida de precaução.

Em declarações à Euronews um responsável da associação dos jovens LGBT isralitas referiu que “o ataque é antes de mais uma advertência para a comunidade gay de que Telavive deixou de ser um lugar seguro”.

Esta noite ouve uma manifestação de repúdio ao ataque e à violência LGBTfóbica com cerca de 2000 pessoas no centro de Tel Aviv.

As suspeitas do ataque recaem sobre os meios religiosos ortodoxos. Em 2005 um judeu ultra-ortodoxo foi condenado a 12 anos de prisão, por ter apunhalado três participantes numa parada LGBT na cidade.

O país vive algo dividido entre fundamentalistas religiosos e políticas mais liberais. A cidade Jerusalém é vista como problemática em termos LGBT, mas Tel Aviv é praticamente um oásis LGBT-friendy no Médio Oriente. Desde 1988 que a homossexualidade deixou de ser crime em Israel, os casamentos realizados no estrangeiro são reconhecidos localmente e não há limitações ao serviço militar. Em Março deste ano um casal de dois homens pode co-adoptar o filho que criaram juntos durante anos.

ISRAEL: Tiroteio em centro LGBT faz 2 mortos

Pode também ter interesse em:

 
On-Line
Arquivo Notícias (2009)
© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?


Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas DOIS e TRÊS.
Depois clique em OK.

© 1996-2024 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal