TURQUIA: Polícia ataca com gás lacrimogéneo orgulho LGBT+ em Istambul (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
Parceiro PortugalGay

Domingo, 1 Julho 2018 22:50

TURQUIA
Polícia ataca com gás lacrimogéneo orgulho LGBT+ em Istambul



A polícia de choque usou gás lacrimogéneo e balas de borracha para acabar com a marcha do orgulho LGBT+ realizada este domingo em Istambul.


Esta era a 16ª edição do Istambul Pride e os manifestantes reuniram-se na famosa praça Taksim. Antes do ataque a polícia deu a possibilidade aos cerca de 1000 manifestantes para que fizessem uma declaração pública. A resposta foi: "Nós não reconhecemos essa proibição", combinada com "Nós não obedecemos, não nos calamos, não temos medo". A polícia de choque, presente com cerca de 100 agentes, interveio de seguida disparando balas de borracha para os que tentaram continuar a marcha na Avenida Istiklal.

A marcha tinha sido proibida pelo governador de Istambul pelo quarto ano consecutivo. A organização classifica tal atitude de "ilegal" e consideram que é uma "discriminação de uma parte específica da sociedade". A marcha decorreu sem problemas durante 10 anos tendo tido uma participação de dezenas de milhares de pessoas em 2014. Mas desde 2015 que as autoridades da cidade com mais de 10 milhões de habitantes têm proibido o evento alegando questões de "segurança dos cidadãos e turistas" e "ordem pública".

Pode também ter interesse em:

 
© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas QUATRO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal