EUA: Decisão histórica no estado do Utah abre caminho para igualdade casamento (PortugalGay.pt)
Pesquisa:
Parceiro PortugalGay

Terça-feira, 1 Julho 2014 12:06

EUA
Decisão histórica no estado do Utah abre caminho para igualdade casamento



Os ativistas pelos direitos das pessoas LGBT saúdam o tribunal norte-americano de recursos pela sua decisão que a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo.


O tribunal decidiu que o banimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo violava a constituição do país. Segundo a diretora executiva da National Center for Lesbian Rights, a decisão é histórica porque é a primeira vez que um tribunal federal reconhece que excluir casais do mesmo sexo do direito ao casamento é inconstitucional. “O tribunal deixa claro que a promessa de igualdade

presente na constituição dos Estados Unidos incluis as vidas e os amores dos americanos LGBT. Este reconhecimento marca de forma indelével o percurso da nossa nação até à inclusão total – e uma que irá sem dúvida influenciar outros tribunais nos próximos meses.”

A advogada Peggy Tomsic, que representava três dos casais do Utah, salientou a importância da decisão. “Esta decisão do tribunal não é uma vitória apenas para os corajosos casais que encabeçaram o caso, mas sim para o estado e para todos os estados do 10º circuito.” Este circuito incluis os estados do Colorado, Kansas, New Mexico, Oklahoma, Utah e Wyoming.

Pode também ter interesse em:

 
© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
A Sua Opinião
Tem alguma sugestão ou comentário a esta página?
Publicar a pergunta e resposta no Facebook PortugalGay.pt.

Nota: reservamos-nos o direito de selecionar e/ou ajustar as perguntas publicadas.

Não é um robot

Por favor marque as caixas CINCO e OITO.
Depois clique em OK.

© 1996-2018 PortugalGay®.pt - Todos os direitos reservados
Portugal Gay | Portugal LGBT Pride | Casamento Civil para Todas as Famílias | Queer Lisboa | Jovem Gay | Portugal LGBT Guide | Mr Gay Portugal