8º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa
Países - Brasil
mostrar
imagensesconder
sinopsesSexta, 17 - 19:00
Quarteto - Sala 4 (Queer Planet)
Relacionamentos - Relationships 2003
Gordeeff
Animação, 5 min.
Uma animação sobre diferentes tipos de relacionamento.
Kiss Me Up 2003
Ivy Abujamra e Fabiana Prado
3 min.
O encontro de duas línguas alude ao sexo entre mulheres.
Meu Nome é Gal - My Name is Gal 2001
K. J. Mohr e Kelly Hayes
5 min.
Hilariante interpretação camp da canção de Gal Costa.
Do Irreversível e sua Ausência - Of the Irreversible and its Absense 2003
M. Junji Sono
6 min.
Numa manhã deprimente, Caio lembra-se da proximidade de Marte e descobre o amor que se exprime em tudo. Baseado em textos de Caio Fernando Abreu e Fernando Pessoa.
Entre Trilhos - Between Tracks 2003
Eloisa Fusco
5 min.
No passado, duas raparigas resolvem fugir.
Elogio da Polaina - Praise For Ankle Warmers 2003
Marco Aurélio Sanchez
10 min.
Algumas coisas não podem mudar. Sofia, Marina e Marcelo tentam divertir-se enquanto vêem a vida passar.
Os Amantes ou Da Incomum Arte de se Achar sem se Perder - Lovers or The Unusual Art of Finding Oneself Without Getting Lost 2003
Guga Barros
9 min.
Entre encontros e desencontros, dois jovens urbanos descobrem(-se...)
Nós Também - Us Too 2002
Cristina Fibe e Judith Belfer
7 min.
Um jantar, dois casais. Lara e Rui são marido e mulher. Lara e Marcelo beijam-se na cozinha. Raul apanha-os em flagrante. A sua mulher retira-se. Na sala, aproxima-se delicadamente de Alice. Na cozinha, os dois homens beijam-se. O jantar prossegue.
No Coração de Shirley - In Shirley's Heart 2002
Edyala Yglesias
20 min.
O encontro da prostituta Shirley com a sua arqui-rival, a traveca Eva, que faz o maior sucesso com os homens. Shirley morre de inveja de Eva, mas precisa de aprender com ela a arte de seduzir os homens.
Relacionamentos - Relationships 2003
Gordeeff
Animação, 5 min.
An animated approach to different types of relationships.
Kiss Me Up 2003
Ivy Abujamra e Fabiana Prado
3 min.
The meeting of two tongues alludes to sex between women.
Meu Nome é Gal - My Name is Gal 2001
K. J. Mohr e Kelly Hayes
5 min.
Hilarious camp performance of Brazilian singer Gal Costa's song.
Do Irreversível e sua Ausência - Of the Irreversible and its Absense 2003
M. Junji Sono
6 min.
In the middle of a depressing morning, Caio remembers the proximity of Mars and discovers the love that exists in everything. Based on the texts of Caio Fernando Abreu and Fernando Pessoa.
Entre Trilhos - Between Tracks 2003
Eloisa Fusco
5 min.
In the past, two girls try to escape.
Elogio da Polaina - Praise For Ankle Warmers 2003
Marco Aurélio Sanchez
10 min.
Some things can't change. Sofia, Marina, and Marcelo try to have fun while they watch life passing by.
Os Amantes ou Da Incomum Arte de se Achar sem se Perder - Lovers or The Unusual Art of Finding Oneself Without Getting Lost 2003
Guga Barros
9 min.
Between chance meetings and failed attempts, two urban youths find themselves.
Nós Também - Us Too 2002
Cristina Fibe e Judith Belfer
7 min.
A dinner, two couples. Lara and Raul are husband and wife. Lara and Marcelo are kissing in the kitchen. Raul catches them. Lara leaves the room. In the lounge, Lara gets closer to Alice. In the kitchen, the two men are kissing. Dinner goes on.
No Coração de Shirley - In Shirley's Heart 2002
Edyala Yglesias
20 min.
The story of a prostitute, Shirley, and her archrival Eva, a transvestite. Jealous of Eva's success with men, she decides to learn with the transvestite the art of seducing men.
Quinta, 23 - 21:30
Quarteto - Sala 4 (Queer Planet)
Relacionamentos - Relationships 2003
Gordeeff
Animação, 5 min.
Uma animação sobre diferentes tipos de relacionamento.
Kiss Me Up 2003
Ivy Abujamra e Fabiana Prado
3 min.
O encontro de duas línguas alude ao sexo entre mulheres.
Meu Nome é Gal - My Name is Gal 2001
K. J. Mohr e Kelly Hayes
5 min.
Hilariante interpretação camp da canção de Gal Costa.
Do Irreversível e sua Ausência - Of the Irreversible and its Absense 2003
M. Junji Sono
6 min.
Numa manhã deprimente, Caio lembra-se da proximidade de Marte e descobre o amor que se exprime em tudo. Baseado em textos de Caio Fernando Abreu e Fernando Pessoa.
Entre Trilhos - Between Tracks 2003
Eloisa Fusco
5 min.
No passado, duas raparigas resolvem fugir.
Elogio da Polaina - Praise For Ankle Warmers 2003
Marco Aurélio Sanchez
10 min.
Algumas coisas não podem mudar. Sofia, Marina e Marcelo tentam divertir-se enquanto vêem a vida passar.
Os Amantes ou Da Incomum Arte de se Achar sem se Perder - Lovers or The Unusual Art of Finding Oneself Without Getting Lost 2003
Guga Barros
9 min.
Entre encontros e desencontros, dois jovens urbanos descobrem(-se...)
Nós Também - Us Too 2002
Cristina Fibe e Judith Belfer
7 min.
Um jantar, dois casais. Lara e Rui são marido e mulher. Lara e Marcelo beijam-se na cozinha. Raul apanha-os em flagrante. A sua mulher retira-se. Na sala, aproxima-se delicadamente de Alice. Na cozinha, os dois homens beijam-se. O jantar prossegue.
No Coração de Shirley - In Shirley's Heart 2002
Edyala Yglesias
20 min.
O encontro da prostituta Shirley com a sua arqui-rival, a traveca Eva, que faz o maior sucesso com os homens. Shirley morre de inveja de Eva, mas precisa de aprender com ela a arte de seduzir os homens.
Relacionamentos - Relationships 2003
Gordeeff
Animação, 5 min.
An animated approach to different types of relationships.
Kiss Me Up 2003
Ivy Abujamra e Fabiana Prado
3 min.
The meeting of two tongues alludes to sex between women.
Meu Nome é Gal - My Name is Gal 2001
K. J. Mohr e Kelly Hayes
5 min.
Hilarious camp performance of Brazilian singer Gal Costa's song.
Do Irreversível e sua Ausência - Of the Irreversible and its Absense 2003
M. Junji Sono
6 min.
In the middle of a depressing morning, Caio remembers the proximity of Mars and discovers the love that exists in everything. Based on the texts of Caio Fernando Abreu and Fernando Pessoa.
Entre Trilhos - Between Tracks 2003
Eloisa Fusco
5 min.
In the past, two girls try to escape.
Elogio da Polaina - Praise For Ankle Warmers 2003
Marco Aurélio Sanchez
10 min.
Some things can't change. Sofia, Marina, and Marcelo try to have fun while they watch life passing by.
Os Amantes ou Da Incomum Arte de se Achar sem se Perder - Lovers or The Unusual Art of Finding Oneself Without Getting Lost 2003
Guga Barros
9 min.
Between chance meetings and failed attempts, two urban youths find themselves.
Nós Também - Us Too 2002
Cristina Fibe e Judith Belfer
7 min.
A dinner, two couples. Lara and Raul are husband and wife. Lara and Marcelo are kissing in the kitchen. Raul catches them. Lara leaves the room. In the lounge, Lara gets closer to Alice. In the kitchen, the two men are kissing. Dinner goes on.
No Coração de Shirley - In Shirley's Heart 2002
Edyala Yglesias
20 min.
The story of a prostitute, Shirley, and her archrival Eva, a transvestite. Jealous of Eva's success with men, she decides to learn with the transvestite the art of seducing men.
Sexta, 24 - 21:30
Quarteto - Sala 2 (Um Olhar Indiscreto)
Ante-estreia Nacional
Filme apresentado em ante-estreia nacional.
Baseado numa história real, Madame Satã, também conhecida por João Francisco dos Santos (1900 - 1976), era uma exuberante figura do boémio bairro da Lapa, no Rio de Janeiro dos anos trinta. Um imponente e musculado afro-brasileiro, João foi uma complexa figura que viveu muitos papéis na vida: artista travesti de cabaret, arruaceiro, cozinheiro, marginal, recluso. Esta primeira longa-metragem de Karim Aïnouz captura de forma dramática a vida de João, mostrando de que forma este filho de escravos passou de prostituto a herói do submundo. Possuidor de um forte sentido de identidade, exuberante e assumidamente gay, num ambiente frequentemente hostil e violento, "Madame Satã" apresenta João como um lutador determinado, capaz de transformar os estigmas ligados à sua raça, sexualidade e estatuto social, numa fonte de energia. Ele usa essa força, não só para se auto-proteger, mas para cuidar da sua família adoptiva composta por Laurita, prostituta, e a sua filha Firmina; o exuberante e submisso Taboo; Renatinho, o seu amante adolescente; e Amador, o dono do Blue Danube, onde João protagoniza o seu espectáculo de cabaret.
Based on a true story, Madame Satã, otherwise known as João Francisco dos Santos (1900 - 1976), was the queen of the seedy bohemian Lapa district in Rio de Janeiro in the early 1930s. An imposingly tall and toned Afro-Brazilian, João was a complex figure who played many roles in life: transvestite cabaret performer, street fighter, cook, outlaw, and prisioner. Karim Aïnouz's feature debut dramatically captures João's life, providing a glimpse at how the poor son of slaves moved from prostitute to underground hero. Possessing a fierce sense of self, flamboyant and unashamedly gay in an often hostile and violent environment, "Madame Satã" presents João as a determined fighter, able to use his stigmatized race, sexuality, and class as a source of defiant strengh. He draws on his strengh to protect himself and his surrogate family, composed of prostitute Laurita and her young daughter Firmina; his wild queeny understudy Taboo; teenage lover Renatinho; and Amador, the owner of the Blue Danube, the club where João performs his cabaret act.
Sábado, 25 - 21:30
Quarteto - Sala 2 (Um Olhar Indiscreto)
Ante-Estreia Nacional
Filme apresentado em ante-estreia nacional.
Baseado numa história real, Madame Satã, também conhecida por João Francisco dos Santos (1900 - 1976), era uma exuberante figura do boémio bairro da Lapa, no Rio de Janeiro dos anos trinta. Um imponente e musculado afro-brasileiro, João foi uma complexa figura que viveu muitos papéis na vida: artista travesti de cabaret, arruaceiro, cozinheiro, marginal, recluso. Esta primeira longa-metragem de Karim Aïnouz captura de forma dramática a vida de João, mostrando de que forma este filho de escravos passou de prostituto a herói do submundo. Possuidor de um forte sentido de identidade, exuberante e assumidamente gay, num ambiente frequentemente hostil e violento, "Madame Satã" apresenta João como um lutador determinado, capaz de transformar os estigmas ligados à sua raça, sexualidade e estatuto social, numa fonte de energia. Ele usa essa força, não só para se auto-proteger, mas para cuidar da sua família adoptiva composta por Laurita, prostituta, e a sua filha Firmina; o exuberante e submisso Taboo; Renatinho, o seu amante adolescente; e Amador, o dono do Blue Danube, onde João protagoniza o seu espectáculo de cabaret.
Based on a true story, Madame Satã, otherwise known as João Francisco dos Santos (1900 - 1976), was the queen of the seedy bohemian Lapa district in Rio de Janeiro in the early 1930s. An imposingly tall and toned Afro-Brazilian, João was a complex figure who played many roles in life: transvestite cabaret performer, street fighter, cook, outlaw, and prisioner. Karim Aïnouz's feature debut dramatically captures João's life, providing a glimpse at how the poor son of slaves moved from prostitute to underground hero. Possessing a fierce sense of self, flamboyant and unashamedly gay in an often hostile and violent environment, "Madame Satã" presents João as a determined fighter, able to use his stigmatized race, sexuality, and class as a source of defiant strengh. He draws on his strengh to protect himself and his surrogate family, composed of prostitute Laurita and her young daughter Firmina; his wild queeny understudy Taboo; teenage lover Renatinho; and Amador, the owner of the Blue Danube, the club where João performs his cabaret act.
Programas para maiores de 18 anos - Esta secção é meramente informativa, verifique eventuais alterações de programa junto da organização do festival.
Bilhete Quarteto - 3.00 EUR (2.00 EUR para membros de associações LGBT). Bilhete Cinemateca - 2.50 EUR. Entrada livre no Forum FNAC.
8º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa