Doença que se manifesta por úlceras nas zonas venéreas.
Informação básica
O Cancro Mole (também conhecido como Cancroide ou Cancro Venéreo) é uma Doença Sexualmente Transmissível (DST) causada pela bactéria
Hemophilus Ducreyi. Podendo afectar homens e mulheres.
Como se transmite?
O Cancro Mole transmite-se de pessoa para pessoa durante sexo anal, oral ou vaginal.
O que procurar?
Homens:
Úlceras dolorosas ou não no pénis, à volta dos testículos ou no recto. Dor ou inchaço nos testículos. Dor ao executar movimentos de grande amplitude com as pernas.
Mulher:
Úlceras dolorosas ou não á volta ou no interior da vagina ou recto. Dor ao urinar ou defecar. Dor ao executar movimentos de grande amplitude com as pernas. Raramente podem ser encontradas lesões nos seios, dedos, coxas ou na boca.
O Cancro Mole e perigoso?
Sim! Se não forem tratadas as lesões podem crescer e tornar-se muito difíceis de tratar. As lesões também podem ser uma porta de entrada mais fácil para outras DSTs. Como tal o diagnóstico e tratamento atempado são importantes.
Qual o tratamento?
O tratamento consiste em antibióticos indicados pelo seu médico variando entre dose única até tratamento diário durante 10 dias, existe tratamento específico para o caso de estar grávida. No caso de tratamento prolongado não termine o mesmo antes da data indicada pelo seu médico mesmo que os sintomas passem. Os seus parceiros sexuais devem ser examinados e tratados, caso contrário podem reinfectá-lo ou transmitir a doença a outros. Evite relações sexuais até ambos terem terminado o tratamento.
Como posso evitar o contágio?
Use preservativo sempre que tiver relações sexuais. Questione o seu parceiro sobre ocorrências de feridas, corrimento ou dor na zona genital. Fale com o seu parceiro acerca do Cancro Mole e outras DSTs antes da primeira relação sexual e usem preservativos.