A candidíase vaginal é uma infecção de origem fúngica que ocorre na vagina e na área circundante.
Informação Básica
A candidíase vaginal é uma infecção de origem fúngica que ocorre na vagina e na área circundante. Apesar de não ser uma doença sexualmente transmissível, pode transmitir-se durante o sexo, pelo que este deve ser evitado durante a infecção.
Esta infecção é geralmente inofensiva, porém os seus sintomas podem ser muito desconfortáveis e caracterizar-se por corrimento vaginal com consistência leitosa, comichão e irritação da vagina.
Causas
Na maioria dos casos, a candidíase vaginal é causada pelo fungo
Candida albicans, naturalmente presente na vagina da mulher.
Quando ocorre uma alteração do equilíbrio vaginal, quer seja pela toma de antibióticos, durante a gravidez, pela presença de diabetes ou devido a ao sistema imunitário enfraquecido, ocorre o crescimento do fungo candida, que leva posteriormente ao desenvolvimento de sintomas.
Os
sintomas da candidíase podem assemelhar-se aos das doenças sexualmente transmissíveis, pelo que é importante fazer o despiste. Se a candidíase se tornar muito recorrente, também é importante avaliar que condições de saúde lhe podem estar subjacentes.
Tratamentos
Para o tratamento da candidíase vaginal podem estar recomendados medicamentos de aplicação tópica ou comprimidos de administração oral. Tratamentos tópicos como o Daktarin vaginal em creme ou os
óvulos vaginais Gyno-Pevaryl são muito eficazes na eliminação da infecção, actuando geralmente em poucos dias.
No caso de a candidíase se tornar recorrente, pode ser necessário recorrer a antifúngicos sistémicos, como por exemplo o
Diflucan 150, cuja toma única facilita a sua administração e alivia rapidamente os sintomas.
A escolha do tratamento depende de mulher para mulher e de acordo com o tipo de infecção, devendo os tratamentos de aplicação tópica ser a primeira escolha, principalmente em infecções esporádicas.
Informação disponibilizada por pt.121doc.net.